A atuação da Polícia Militar de Rondônia, por meio do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), tem proporcionado avanços significativos na segurança pública da capital. Dados extraídos do Sistema Integrado de Segurança (SISEG) revelam uma expressiva redução nos principais indicadores criminais da área de responsabilidade da Unidade no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024.
No que diz respeito aos furtos, foram 334 registros entre janeiro e junho deste ano, contra 534 registros no mesmo período de 2024, representando uma redução de 37,4%. O número de prisões em flagrante por furto também cresceu: 92 em 2025, frente a 74 em 2024, resultando em um aumento de 24,3% na efetividade das ações policiais.
Em relação aos roubos, os registros caíram de 368 em 2024 para 205 em 2025, o que representa uma redução de 44,2%. Houve 19 prisões em flagrante neste ano, frente a 23 no ano anterior, mantendo um padrão de resposta rápida e eficaz por parte das guarnições.

Outro dado relevante é a diminuição nos crimes contra a vida. No primeiro semestre de 2024, foram 37 ocorrências desse tipo, enquanto em 2025 foram 25, o que corresponde a uma redução de 32,4%.
O comandante do Comando Regional de Policiamento I (CRPI), tenente-coronel Wilton Amorim, destacou os avanços obtidos com as ações integradas e o compromisso da tropa:
“Os números refletem o esforço conjunto e a eficiência das estratégias adotadas. É resultado do trabalho comprometido dos nossos policiais e da integração com a comunidade e demais instituições. Seguiremos firmes no combate à criminalidade.”
Já o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Alex Miranda, enalteceu a dedicação dos policiais militares da unidade:“Parabenizo nossos policiais militares que, de forma incansável, realizam o trabalho de policiamento diariamente. É essa atuação firme e constante que tem proporcionado maior sensação de segurança à população da nossa área de responsabilidade.”
O 1º Batalhão de Polícia Militar, conhecido como Batalhão Rondon, tem intensificado patrulhamentos, operações e o policiamento ostensivo em regiões estratégicas da cidade, consolidando-se como referência na redução da criminalidade e na garantia da ordem pública.
Texto e imagens: 1° BPM
Fonte: Polícia Militar de Rondônia