Candeias do Jamari (RO) – Teve início nesta quinta-feira (16) em todo o estado de Rondônia a Operação Protetor dos Biomas, com o objetivo de intensificar as ações de fiscalização e repressão aos crimes ambientais, especialmente o desmatamento ilegal. A operação é coordenada pelo Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Rondônia (BPA/PMRO) e integra o programa estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) voltado à proteção dos ecossistemas da Amazônia Legal.
A ação interinstitucional, articulada por meio da Coordenadoria-Geral de Fronteiras e Amazônia (CGFRON), conta com o envolvimento da Polícia Civil e a GAVE e demais forças de segurança pública. Rondônia se junta aos demais estados da Amazônia Legal na execução dessa importante operação, que representa um avanço nas políticas de proteção ambiental.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta que ao identificar os crimes ambientais o governo do estado pode direcionar os esforços das equipes de combate ao meio ambiente. “A operação permite acompanhar o combate ao crime ambiental em todas as áreas do estado. Com esses reforços, conseguimos direcionar as equipes para os pontos mais críticos, evitando que situação do crime como desmatamento comprometa a biodiversidade e a saúde da população
Integração tática e reforço do policiamento especializado
O Comandante do Policiamento Especializado da PMRO, tenente-coronel PM Rodrigo Arivabene Coelho, ressaltou a importância da atuação conjunta e do reforço do efetivo: “A Operação Protetor dos Biomas simboliza uma resposta organizada e robusta do sistema de segurança pública ao crime ambiental. O Comando de Policiamento Especializado tem fortalecido a atuação do BPA com suporte logístico e operacional, garantindo que nossas patrulhas tenham os meios necessários para alcançar até os pontos mais remotos da floresta. A integração entre as unidades especializadas é o que torna nossa ação eficaz e abrangente.”
Tecnologia e inteligência geoespacial a serviço da proteção ambiental
Sob o comando do tenente-coronel PM Railinson Baumann Lopes, o Batalhão Ambiental lidera as ações com base em informações geoespaciais de alta precisão fornecidas pela Plataforma Brasil MAIS, além do uso de drones, imagens de satélite e relatórios técnicos.
“A Operação Protetor do Biomas, custeada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, representa um marco muito importante para a fiscalização e o policiamento ambiental no estado de Rondônia. Isso porque o planejamento e a execução das ações são de total autonomia do Batalhão de Polícia AmbientalAs operações são direcionadas com base em tecnologia de ponta, utilizando imagens de satélite, como as fornecidas pela Plataforma Brasil MAIS, o que permite uma atuação mais precisa e estratégica. Embora o foco principal esteja no combate ao desmatamento, as ações não se restringem apenas a essa modalidade de crime ambiental. Todo o trabalho é desenvolvido de forma integrada e planejada, com base em dados geoespaciais, o que torna o policiamento muito mais efetivo e garante uma manutenção mais eficiente do meio ambiente e, principalmente, do bioma amazônico”, ressaltou o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Rondônia, Tenente Coronel Railinson BAUMANN Lopes.
De acordo com o major PM Mozer Oliveira Rodrigues, a operação está organizada com 10 patrulhas espalhadas em áreas críticas do estado, mobilizadas a partir de alertas ambientais que apontam pontos de desmatamento e degradação. As equipes operam com apoio da sala de situação do BPA, que realiza o monitoramento contínuo das frentes de atuação.
União de forças e resultados esperados
A expectativa é de que a Operação Protetor dos Biomas intensifique as apreensões de equipamentos ilegais, interrupções de desmatamentos em andamento, emissão de autos de infração ambiental e a promoção de atividades educativas nas regiões mais afetadas pela degradação.
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Segurança, garante suporte logístico e interinstitucional à operação, reforçando o compromisso com a preservação dos recursos naturais, o equilíbrio climático e a qualidade de vida das futuras gerações.
Disk Denúncia BPA/PMRO: (69) 99956-6874

