BPTRAN 28 anos – Ações de orientação e fiscalização do trânsito em Porto Velho reduziram 24 por cento os acidentes graves

Com as ações de orientação e fiscalização dos policiais militares do Batalhão de Trânsito, nas ruas e avenidas de Porto Velho, houve uma redução de 24 por cento nas mortes violentas no trânsito da capital, neste ano de 2025, disse hoje, 24, o subcomandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Glauber Souto, ao participar da formatura em comemoração aos 28 anos do Batalhão. Foram agraciados com Diplomas de Destaque Operacional e Amigo do Batalhão policiais da ativa e da reserva remunerada e personalidades civis.

Coronel PM Glauber Souto, subcomandante-geral da PM de Rondônia

O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Rondônia – BPTRAN surgiu da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito, estabelecida em 1997. Suas principais atividades incluem policiamento preventivo e repressivo, patrulhamento motorizado, ciclístico e a pé, além de blitz educativa e fiscalizatórias, e policiamento escolar — ações que têm sido fundamentais para a segurança no trânsito da capital. O primeiro comandante da Companhia foi o então capitão PM Ollizes Sidney Rodrigues da Silva.

Hoje, o Batalhão, formalmente criado em julho de 2018 e subordinado ao Comando de Policiamento Especializado, está sob o comando do tenente-coronel PM Rafael de Gracia Tossatti. “Celebramos mais um ano de existência desta nobre unidade, prestando homenagens a todos os homens e mulheres que, com dedicação e profissionalismo, constroem diariamente a história do BPTRAN, servindo com honra, coragem e amor à farda”.

“Nosso trabalho é essencial para garantir a segurança no trânsito e promover a educação dos cidadãos. A orientação e a fiscalização são pilares fundamentais para a redução de acidentes. Acreditamos que, com esforço contínuo, podemos transformar a realidade do trânsito em Porto Velho. Cada ação nossa reflete na vida das pessoas, e isso nos motiva a seguir em frente. Juntos, fazemos a diferença!”, completou Tossatti.

Destaque operacional referente ao 1° semestre deste ano:

– SGT PM F. MARQUES – Destaque Operacional da 1ª Cia.
– SGT PM ASSUNÇÃO – Destaque Operacional da 2ª Cia.
– SGT PM SOUZA – Destaque Operacional da 3ª Cia.

Na solenidade, houve a apresentação dos policiais militares que participam do III Curso de Motociclista Policial, um marco na trajetória de aperfeiçoamento profissional da Polícia Militar de Rondônia. O curso foi planejado com previsão de 40 vagas destinadas à formação e capacitação dos policiais militares e de outras organizações de segurança que atuarão de forma especializada no policiamento ostensivo com motocicleta como instrumento essencial para o enfrentamento dinâmico e eficaz contra a criminalidade, especialmente em áreas urbanas.

    

Fotos: Cabo PM Tiago Ribeiro

🚨 Clique para acionar o 190