Polícia Militar discute parceria com a ACEP para uso de sistema integrado de monitoramento em Porto Velho

A Polícia Militar de Rondônia, por meio do 1° Batalhão (1° BPM) participou na tarde de ontem, 13, de uma visita institucional junto a Associação de Comerciantes e Empresariais de Porto Velho (ACEP), em encontro que reuniu representantes da entidade, incluindo o presidente da associação, Valdir Antônio, o tenente-coronel Alex Miranda, comandante do 1º BPM, acompanhado pelo comandante da 1ª Companhia de policiamento Ostensivo da Unidade, capitão Hiuri, e Aspirantes responsáveis pelos setores de policiamento da região central e zona norte da capital.

O encontro teve como pauta central a proposta de implantação de um termo de cooperação técnica visando uma parceria público-privada para o compartilhamento de imagens provenientes de serviços de monitoramento contratados pela ACEP. A iniciativa pretende permitir que a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC) tenha acesso direto a essas imagens, possibilitando que o Centro Integrado de Operações (CIOP) repasse informações às guarnições policiais sempre que houver flagrância de crimes nas áreas monitoradas nos corredores comerciais da cidade.

A proposta inicial prevê a utilização de aproximadamente 10 câmeras instaladas em corredores comerciais estratégicos de Porto Velho, com possibilidade de ampliação gradual para toda a região central e parte da zona norte — áreas de abrangência do 1º BPM. A iniciativa busca reforçar a segurança preventiva, aumentar a capacidade de resposta e auxiliar na preservação do patrimônio dos comerciantes locais.

Durante a reunião, o comandante do 1º Batalhão destacou o potencial da iniciativa.

“Estamos entusiasmados com a possibilidade de firmar esse termo de cooperação. A integração com a SESDEC, por meio do CIOP será fundamental para que o monitoramento dessas imagens aconteça de forma eficiente, fortalecendo a proteção do patrimônio dos comerciantes, tanto na região central quanto na zona norte da cidade”, afirmou o tenente coronel Alex Miranda.

O comandante também ressaltou a relevância do apoio da sociedade para o fortalecimento das ações de segurança pública.

“A parceria público-privada é de suma importância para que toda a população contribua com a segurança pública, trabalhando junto com a Polícia Militar. A Constituição estabelece que a segurança é dever do Estado, mas também responsabilidade de todos”, completou.

O presidente da ACEP, Valdir Antônio, destacou a importância da união entre o setor empresarial e as instituições de segurança, sinalizando apoio à construção do termo de cooperação.

Texto e imagens: 1° Batalhão de Polícia Militar

Fonte: Polícia Militar de Rondônia

🚨 Clique para acionar o 190