A Polícia Militar do Estado de Rondônia divulgou nessa semana os dados referentes à produtividade da Corporação no primeiro semestre de 2016. Conforme os números apontados pela Coordenadoria de Planejamento Operacional – CPO, a Polícia Militar apresentou aumento significativo nos números de atendimentos prestados à sociedade.
Fazendo um comparativo entre o primeiro semestre de 2015 e 2016, registramos um aumento de 325 atendimentos à comunidade.
Com relação a apreensão de armas de fogo, registramos um aumento de 325 atendimentos. Em 2016, até agora, foram apreendidas 601, a maior

parte na região do 5º e 7º Batalhões. Perfazendo assim um aumento de 29% se comparado com o mesmo período de 2015.
No tocante à recaptura de foragidos da justiça os números superaram em muito o resultado de 2015, tendo um aumento substancial de 93%.
O número de veículos recuperados também foi satisfatório para a corporação. Em 2016, até agora, foram recuperados 1.247 veículos. Este número representou um aumento de 32% em relação ao mesmo período de 2015.
O índice de ocorrências referentes a apreensão de entorpecentes também foi maior. Em 2016, de janeiro a junho, foram registradas 391 ocorrências de apreensões de entorpecentes. Em 2015 foram 337.
De acordo com o Comandante Geral da PM, Coronel PM Ênedy Dias de Araújo, esses números representam a nova metodologia de emprego dos militares e, acima de tudo, o profissionalismo, a dedicação e o comprometimento do efetivo que trabalha diuturnamente para garantir a segurança da sociedade.
Em comparação entre janeiro e junho de 2016 e o mesmo período de 2015, houve uma redução de 16,7% no número de acidentes de trânsito
com vítima na capital, dados estes que estão ligados diretamente com as ações realizadas pela PM em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito – Detran, e Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito – Semtran, que constataram 1.113 embriagados na direção, retirando alvos potenciais de acidentes.
Segundo o Capitão PM Suffi, especialista em trânsito, tal redução reflete o comprometimento da Polícia Militar com o tema. “Temos como exemplo a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito que, atua efetivamente através de ações como Operação Lei seca, Cavalo de Aço,

Operação Trânsito Vivo e o serviço ordinário, que trabalha 24 horas por dia para um trânsito mais seguro a todos”, ressaltou o Capitão.
Apesar do aumento nos números estar relacionado diretamente ao serviço policial militar que é prestado dia a dia para a comunidade, o Comando Geral ressalta que os dados positivos dependem do apoio e comprometimento da sociedade como um todo.

*Os dados e índices são referentes aos períodos de janeiro a junho de 2015 e 2016.
JORNALISTA Paula Casagrande