O Coronel PM Clairton Pereira da Silva, Comandante Geral em exercício da Polícia Militar de Rondônia, recepcionou cerca de 20 crianças praticantes de Judô do Projeto “Sou mais que vencedor”, realizado pelo Núcleo de Polícia Comunitária do 1º Batalhão de Polícia Militar, na escola Jesus Burlamaqui Hosannah, no Bairro Areal do Floresta. A visita ao Quartel do Comando Geral foi feita na manhã desta sexta-feira (5).
O projeto foi criado em outubro de 2012 e seu mentor, o Sargento PM RR Haroldney, vê o trabalho como gratificante: “As pessoas têm a ideia de que a PM é somente para o trabalho truculento, de correr atrás de bandido. Nós estamos fazendo o inverso: tentamos, desde a base, fazer com que aquela criança não seja o marginal de amanhã. Seja o cidadão de bem, que cumpra seus compromissos. Hoje nós temos crianças que estão classificada em campeonatos brasileiros e todos começaram do zero, nunca tinham treinado todos e hoje estão ganhando de crianças que treinam em academias particulares”. Cerca de 240 crianças participam do projeto em três modalidades esportivas: Judô, Futsal e Taekwondo.
Para a Diretoria da escola Jesus Burlamaqui, Marilete Barros Ramos, a realização do projeto é um ganho para a comunidade. “Nós temos uma comunidade muito carente em esporte e lazer. O esporte que essa equipe está trabalhando na escola é muito importante. Desperta nas crianças o interesse por melhorar em tudo, desde o comportamento até o ensino aprendizado em sala de aula. Eles estão muito motivados e nós agradecemos muito à PM, em nome de toda a comunidade”, ressaltou a diretora que completa dizendo que a participação dos alunos depende das boas notas conquistadas em sala de aula.
Segundo o Tenente Coronel PM Alcântara, Comandante do 1º BPM, o projeto social tem sido o mais atuante entre os oito que são realizados pelo Batalhão: “Falamos em nosso BPM ‘minha tropa meu orgulho’. Através do policiamento ostensivo vemos a tropa se destacando. Já no campo da prevenção social esse é o projeto que mais tem dado fruto. Esses crianças estavam envolvidas com indisciplina, com evasão escolar e agora estão dando orgulho. A gente vê através do esforço dos Policiais quantas vidas estão sendo resgatadas”.
Sobre a escolha da escola para sediar o projeto, o Tenente Coronel explica: “Ela foi escolhida, inicialmente, por ser a escola mais problemática na área do 1º BPM. Já há quatro anos estamos sem nenhum problema de indisciplina em relação aos professores ou aos pais e não temos também taxa de evasão escolar nas crianças que participam do projeto”.
Com base no êxito do projeto piloto, um outro projeto nos mesmos moldes deste deve ser implantado na Escola Capitão Cláudio Manoel da Costa.
CAMPEONATO NACIONAL
A judoca Silvana Amanda Silva Lima, de 13 anos, é a nova promessa do projeto. A adolescente, que pratica o esporte há dois anos, irá defender o Estado na etapa nacional dos Jogos Escolares, em João Pessoa, na Paraíba, em Setembro deste ano.
“O projeto foi importante para mim. Foi lá que eu conheci o Judô. Se não estivesse praticando isso eu estaria em casa, assistindo desenho e brincando. Hoje tenho um sonho, que é chegar até onde meu sensei chegou, chegar lá no topo”, idealiza a Silvana.
A garota irá disputar pela categoria Sub 15, até 36 kg. Para o professor de Judô do Projeto, José oliveira, ver revelações como Silvana é gratificante. “Para mim é uma satisfação enorme. A gente vê aquela criança que tinha problemas na escola, disciplinares de relacionamento. A gente percebe que com o tempo e a prática do judô eles vêm superando tudo isso. O objetivo do projeto não é fazer o campeão dentro do tatame, mas estender esse campeão para a vida. A ideia é fazer com que a criança tenha realização também na vida profissional e na escola”, finaliza.
IMAGENS SD PM Alfredo; SD PM PAULA
JORNALISTA Paula Casagrande