Coronel PM Glauber Souto assume Comando-Geral da Polícia Militar

Coronel PM Marcos Rocha governador de Rondônia com os coronéis PM Regis Braguin e Glauber Souto

A passagem do Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia foi realizada ontem, dia 14, no Centro Político e Administrativo (CPA), em Porto Velho. Na presença do governador Marcos Rocha, o coronel PM Régis Braguin transmitiu o comando ao coronel PM Glauber Souto, que vinha exercendo a função de subcomandante-geral da Corporação.

O governador de Rondônia, coronel PM Marcos Rocha, agradeceu ao trabalho realizado pelo coronel PM Braguin. Em seguida, ele determinou ao novo comandante, coronel PM Glauber Souto, que intensificasse as ações de combate ao crime organizado. O objetivo é claro: garantir a segurança e a tranquilidade de todos os cidadãos do Estado. Rocha enfatizou a importância de uma abordagem firme e eficaz contra a criminalidade. Essa diretriz reflete o compromisso do governo em promover um ambiente seguro para a população.

O coronel PM Braguin expressou sua satisfação com a trajetória que construiu na Polícia Militar, onde iniciou como soldado e galgou até o último posto da carreira, o de coronel, culminando no exercício da função de comandante-geral da Corporação.

Com apreensões recordes de drogas, recaptura de foragidos e apreensão de armas, Braguin destacou que, “com essas ações, os índices de roubo e furto em todo o Estado diminuíram significativamente”. Ressaltou ainda que foi um dos comandos que mais valorizou a tropa, efetivando o pagamento de DERSO e outras melhorias que impactaram diretamente a moral dos policiais.

Além dessas ações, Braguin enfatizou que seu comando foi o que mais realizou operações conjuntas com outras forças e poderes, especialmente no combate ao crime organizado no campo. Também destacou a importância do trabalho em equipe e da colaboração entre diferentes instituições, fatores fundamentais para o sucesso das operações.

Ele agradeceu o apoio constante do governador, coronel Marcos Rocha, durante seu comando, afirmando que “muitas melhorias em edificações, equipamentos, veículos, aperfeiçoamentos e, principalmente, na área de inteligência foram prontamente atendidas pelo governador”, o que contribuiu para um serviço ainda mais eficaz e seguro à população.

Já o coronel PM Glauber Souto, que assume o Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia, enfatizou que a estratégia de combate ao crime organizado continuará firme, sem distinção entre os setores da sociedade. Destacou a importância do policiamento preventivo e ostensivo em todo o Estado, com o objetivo de garantir a segurança de todos os cidadãos.

Além disso, ressaltou que as ações em andamento têm apresentado resultados positivos, contribuindo para a estabilidade e a tranquilidade nas comunidades. O foco será sempre a proteção da população, por meio de operações que visam coibir atividades criminosas e promover um ambiente mais seguro.

Essas medidas refletem o compromisso do governador Marcos Rocha com a eficiência e a eficácia na atuação da Polícia Militar de Rondônia, sob sua liderança.

Ao ser nomeado comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, o coronel PM Glauber Ilton de Sousa Souto exercia a função de subcomandante-geral da Corporação. É natural de Ji-Paraná, Rondônia.

Incorporou-se às fileiras da Polícia Militar de Rondônia em 20 de março de 2006, por meio de concurso público que o habilitou a frequentar o Curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em São Paulo.

Em dezembro de 2009, foi declarado aspirante a oficial PM, sendo classificado no 1º BPM – Batalhão Rondon. Exerceu seu primeiro comando de tropa em Espigão do Oeste e, posteriormente, foi comandante da 3ª Companhia de Polícia Destacada, em Pimenta Bueno. Em seguida, foi transferido para a Companhia de Operações Especiais (COE), onde comandou o Choque por quatro anos.

Coordenou o Curso de Formação de Soldados concluído em 2016. Foi ajudante-geral da Polícia Militar, comandante do 5º Batalhão, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, coordenador de Ensino da Polícia Militar e comandante de Policiamento da 1ª Região (CRP I), até assumir a função de subcomandante-geral da Polícia Militar, em julho de 2023.

Respondeu pelo Comando-Geral da Polícia Militar em janeiro de 2025, durante um período de intenso enfrentamento ao crime organizado, destacando-se pela liderança, tecnicidade e resolutividade diante da situação adversa.

Principais cursos realizados pelo coronel PM Glauber Souto:

  • Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco

  • Curso superior em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco

  • Pós-graduação em Gestão de Segurança Pública, pela Escola da Magistratura de Rondônia (EMERON)

  • Pós-graduação em Direito Ambiental, pela Escola da Magistratura de Rondônia (EMERON)

  • Curso de Comando e Estado-Maior, pela Polícia Militar de Rondônia

  • Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia

  • Curso de Intervenção Estratégica em Movimentos Sociais, pela Polícia Militar de Minas Gerais

  • Curso de Operações de Choque, pela Polícia Militar do Pará

  • Curso de Combate Urbano, pela Polícia Militar do Pará

  • Gestão de Polícia Comunitária – SESDEC/SENASP

  • Estágio de Operações Fluviais, pela Polícia Militar do Paraná

Condecorações – Medalhas de Mérito:

Capitão Silvio (7º BPM); Batalhão Rondon (1º BPM); Mérito da Inteligência (CI); Operações Policiais Especiais (BOPE); Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE); Guardião da Zona da Mata (10º BPM); Ajudância-Geral; Capitão Rui Luiz Teixeira (4º BPM); Serviço Social; Justiça e Disciplina (Corregedoria); Batalhão Tiradentes (2º BPM); Batalhão Mamoré (6º BPM); Policial Regente Sinfones (Banda de Música); Mérito de Ensino (CE); Medalha de Fronteira; Batalhão Belmont; Passador de Ouro (5º BPM); Mérito de Trânsito (BPTRAN); Batalhão Ambiental (BPA); Batalhão Governador Jorge Teixeira (3º BPM); Medalha Policial Militar – 10 anos; Mérito Legislativo (Assembleia Legislativa de Rondônia); Mérito Casa Militar; Forte Príncipe da Beira – Grau Cavaleiro; Medalha Governador Jorge Teixeira (SESDEC); Dom Pedro II – Grau IV (Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia); Amigo do Corpo de Bombeiros de Rondônia.

Jornalista Lenilson Guedes

🚨 Clique para acionar o 190