A Polícia Militar apreendeu um adolescente com entorpecente e cumprimento de mandado judicial.
Na tarde do dia 02 de novembro de 2025, durante patrulhamento preventivo e ostensivo no bairro Areal, em Porto Velho, uma equipe policial do 1º Batalhão da Polícia Militar realizou a abordagem de um adolescente em atitude suspeita, resultando na apreensão de substância entorpecente e do cumprimento de um mandado de busca e apreensão que estava em aberto.
A guarnição realizava rondas pela região quando visualizou o jovem demonstrando nervosismo com a aproximação da viatura, alterando seu comportamento e tentando se afastar rapidamente. Diante da fundada suspeita, foi realizada a abordagem com base nos protocolos operacionais.
Durante a busca pessoal, foi localizado um invólucro contendo substância com características semelhantes à maconha. Ao ser questionado sobre eventual vínculo criminoso, o adolescente afirmou integrar uma facção atuante no estado.
Em seguida, foi feita pesquisa nominal nos sistemas de segurança pública, onde foi constatada a existência de mandado de busca e apreensão vigente contra o abordado. Diante da materialidade do ato infracional, foi realizada sua apreensão, com salvaguarda dos direitos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Para garantir a segurança física do próprio detido e da equipe policial, foi necessário o uso de algemas, conforme previsão legal e entendimento jurisprudencial.
A responsável legal do adolescente foi comunicada, sendo orientada a comparecer à Central de Flagrantes, local para onde o jovem e o material apreendido foram encaminhados para as providências cabíveis pela autoridade policial.
Após o encaminhamento, a guarnição retornou ao patrulhamento na região, reforçando a presença policial e contribuindo para a preservação da ordem pública e tranquilidade social.
A atuação preventiva, a pronta resposta diante de comportamentos suspeitos e o cumprimento de mandados judiciais são fundamentais para o enfrentamento às organizações criminosas, proteção da juventude e garantia da segurança da população.
Texto: P5 1º BPM
Fonte: Polícia Militar de Rondônia