Após um período de três meses recebendo orientações sobre os perigos das drogas, 309 alunos dos 5º anos da Escola Santa Marcelina e Casa de Davi, participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). A cerimônia de conclusão do curso aconteceu no final da tarde da última sexta-feira, 28, na quadra da Escola Santa Marcelina.
O Proerd é programa realizado no Estado de Rondônia há 18 anos frutos dos esforços da Polícia Militar com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e entre os objetivos do Programa está o ensino aos estudantes de boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável, de modo que os jovens estejam capacitados para fazerem escolhas livres do abuso de drogas, violência e outros comportamentos perigosos. O Programa trabalha ainda questões de civismo, cidadania e valores humanos.

Para a Diretora da Escola Santa Marcelina Irmã Deucéli, o projeto tem sido uma importante ferramenta de orientar as criança se adolescentes sobre o problema que tornou-se às drogas em nosso país, A conscientização nesta idade em que eles estão é ideal e contribui muito para reforçar o que as famílias ensinam em casa. A família dá a base que é reforçada com essas iniciativas ao finalizar sua fala agradeceu o instrutor SD Silva Júnior pela dedicação que realizou os trabalhos durante este semestre.
Já o coordenador do Proerd, destacou que estão sendo realizados esforços para a ampliação do atendimento na rede estadual e municipal de educação com o programa. Na ocasião agradeceu à Secretaria Estadual de Educação pela aquisição dos kits do Proerd compostos de (camiseta, boné e certificados) para 2020 garantindo, portanto materiais para todo o Estado.
Durante o evento, foram premiados 13 alunos das respectivas escolas que tiveram o melhor desempenho durante a realização do programa com a elaboração da Redação do Proerd, o instrutor SD Silva Júnior que desenvolveu os trabalhos disse na ocasião que foi muito difícil à escolha dentre as 309 que foram escritas, pois todas estavam muito bem elaboradas e ricas em informações destacou o instrutor.
Prestigiaram o evento as diretoras das escolas Santa Marcelina irmã Deucéli, a Diretora da escola Casa de Davi professora Márcia o Coordenador de Atividades Sociais da PM/RO Cel PM Alex Silveira Diefenthaeler, o coordenador do Proerd, tenente PM Dias, a representante da Seduc, professora Nara Jhonson, entre outras autoridades.


