A Banda de Música da Polícia Militar de Rondônia comemorou seus 82 anos de criação na noite de ontem com a realização do Concerto Temático Gospel “Esperança e Fé”, apresentado no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho. O evento integrou a programação do 5º Encontro Nacional de Policiais e Bombeiros Militares Músicos do Brasil e reuniu autoridades civis, militares e um grande público, que lotou o teatro para prestigiar a apresentação.
Durante a solenidade, foram entregues a Medalha Mérito Policial Regente Sifontes e a moeda institucional da Banda de Música a personalidades que contribuíram para o fortalecimento da cultura musical e da segurança pública em Rondônia.
Na abertura do evento, o subcomandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Luiz Carlos Garibadi, destacou a importância histórica da Banda de Música para a corporação e para a sociedade rondoniense.
“A Banda de Música da Polícia Militar de Rondônia representa muito mais do que uma tradição militar. Ao longo desses 82 anos, ela se consolidou como um instrumento de aproximação com a comunidade, levando cultura, civismo, fé e valores que fortalecem nossa sociedade. Este concerto especial demonstra a capacidade da música de unir pessoas, transmitir esperança e inspirar sentimentos nobres. É uma honra celebrar esta trajetória de dedicação e excelência ao lado de músicos militares de diversas regiões do país. Agradecemos a presença de todos que prestigiam este momento histórico e reafirmamos nosso compromisso de continuar servindo e protegendo a população de Rondônia com profissionalismo e humanidade”, afirmou o coronel Garibadi.
Receberam a Medalha Mérito Policial Regente Sifontes o tenente-coronel PM Jeferson Pires, tenente-coronel PM Ednelza, sargento PM Francieley, da Polícia Militar do Acre, e o jornalista da Polícia Militar de Rondônia, Lenilson de Sousa Guedes.
Também foram agraciados com a moeda institucional da Banda de Música o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel PM RR José Cysneiros Pachá, o desembargador Glodner Luiz Pauletto, o doutor Aparício Carvalho, a doutora Maria Silvia Moraes Carvalho, Mariana Carvalho e Maurício Carvalho, entre outras personalidades civis e militares.
Com o tema “Esperança e Fé”, o concerto levou ao público uma seleção de obras instrumentais e corais que abordaram mensagens de superação, confiança, gratidão e espiritualidade. O repertório incluiu apresentações como “Andante Cantabile”, “Solta o Cabo da Nau”, “Soldado Ferido”, “Tu És Fiel”, “Quem é Esse”, “Jeová Jireh”, “Meu Tributo” e “Se Isso Não For Amor”, além de peças instrumentais e corais executadas por músicos militares de diversos estados brasileiros. O cantor e pastor Rodrigo Soero, cantou vários louvores.
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a participação da sargento bombeiro militar Ariane, interpretando a canção “Quem é Esse”, e da cantora Ingrid Nicolly, que emocionou o público com “Jeová Jireh”. O encerramento ocorreu com a execução da obra instrumental “Flight of Valor”, simbolizando a renovação dos valores de fé, esperança e amor que marcaram toda a apresentação.
A celebração dos 82 anos da Banda de Música da Polícia Militar de Rondônia, segundo o tenente PM Ferraz, regente da Banda de Música da Polícia Militar, reafirmou a relevância da instituição como patrimônio cultural do Estado e demonstrou o poder da música como instrumento de integração social, valorização da fé e fortalecimento dos laços entre a corporação e a comunidade.





Fotos: Cabo PM Alfredo Paes