BPA participa de reunião interinstitucional do MPRO para reforçar combate aos incêndios florestais em Rondônia

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar de Rondônia participou, na manhã desta terça-feira,24,  de uma importante reunião convocada pelo Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial em Meio Ambiente (GAEMA), com o objetivo de alinhar estratégias de prevenção e repressão aos incêndios florestais no estado.

O encontro foi presidido pela promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini e contou com a presença de representantes de diversos órgãos, como Corpo de Bombeiros Militar, SEDAM, Polícia Civil, PRF, POLITEC e CENSIPAM, além do promotor de Justiça Pablo Viscardi.

Representando a Polícia Militar de Rondônia, o comandante do BPA, Tenente-Coronel PM Railinson Baumann Lopes, esteve presente e reforçou o compromisso da instituição com a proteção do meio ambiente e o apoio às operações conjuntas de combate ao fogo, especialmente em áreas críticas como as Unidades de Conservação e o Parque Estadual de Guajará-Mirim. “A Polícia Militar de Rondônia, por meio do BPA, tem atuado de forma integrada com os demais órgãos de fiscalização e repressão, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Comando-Geral da PMRO, sob liderança do Coronel PM Régis Braguin. A nossa missão é garantir a presença do Estado onde houver ameaça ao meio ambiente e à vida das pessoas”, destacou o comandante.

Durante a reunião, foram debatidos dados recentes do CENSIPAM sobre focos de calor no estado, além da necessidade de intensificar ações preventivas em regiões vulneráveis. Também foram discutidas estratégias de atuação repressiva em áreas com histórico de criminalidade ambiental, a formação de brigadistas e a proteção das equipes de fiscalização.

 

 

🚨 Clique para acionar o 190