O comandante geral falou das metas de seu Comando para este ano de 2018 – já em andamento – com o objetivo de prestar um melhor serviço à população. Ele apresentou os números de ocorrências aonde se destaca o aumento na apreensão de armas de fogo e redução dos homicídios no ano de 2017, principalmente no campo, o que implica dizer na diminuição do índice da criminalidade.
Viveiro
Foi entregue pelo comandante geral da PM ao comandante do BPA, o projeto de criação de um viveiro para recuperação de áreas desflorestadas/degradadas, na área do Complexo do Comando Geral, que possibilitará que os visitantes do QCG tenham acesso à consciência ambiental por meio da distribuição de mudas. Foi feita a assinatura simbólica de autorização da Diária Especial de Reforço do Serviço Operacional para os municípios de Candeias do Jamari e Porto Velho que aumentará o foco da atuação do BPA em relação aos crimes ambientais e conseqüentemente a Segurança Pública.
TCO
A aplicação do TCO – Termo Circunstanciado de Ocorrências foi um dos temas falado pelo Comandante Geral, pois o mesmo visa desburocratizar as ocorrências policiais, tornando assim todo o processo mais célere. O BPA atualmente tem lavrado número elevado em comparação com outras unidades operacionais.
O GP do Batalhão de Polícia Ambiental, na área do 3º Batalhão de Polícia Militar em Vilhena, de acordo com o coronel Ênedy, receberá suas instalações, haja vista que os recursos serão recebidos do Judiciário na ordem de R$ 237 mil reais.
Cursos
O Comandante disse aos policiais militares ambientais que da autorização para realização do CFC – Curso de formação de Cabos, CFS – Curso de Formação de Sargentos, CHOA – Curso de Habilitação Oficial Administrativo (edital em andamento), CFO – Curso de Formação de Oficiais (com 36 vagas para Oficiais combatentes, quatro capelães, 10 médicos e dois veterinários), salientando que um dos veterinários atuará nos casos relacionados ao Canil e ao BPA.
Elogios
O BPA tem sido uma das Unidades que vem recebendo destaques por sua atuação na fiscalização e também no âmbito da educação ambiental, pois como uma Unidade especializada, o Batalhão com toda a limitação de recursos, e efetivo, tem se destacado em todas as suas frentes de atuação, seja na fiscalização e cumprimento das Leis, seja na prevenção, através de Educação Ambiental ou, na recuperação ambiental, com o projeto CRAD (Centro Recuperação de Áreas Degradadas), onde produz e distribui mudas de espécies da Flora Amazônica.
O Comandante do Batalhão Ambiental acompanhou o Comandante Geral por uma visita nas dependências do CRAD da Unidade a fim de detalhar o procedimento de produção das mudas de essências variadas.
“O contato do Comandante Geral com a tropa, faz com que o Policial Militar da ponta sinta-se prestigiado e motivado a exercer com maior dedicação sua função, por isso a razão da importância dessa visita”, afirmou o Comandante do Batalhão, capitão PM Washington.
Ao final foi servido um café da manhã em para celebrar a visita.





Texto: Soldado PM Valdinei
Fotos: Soldado PM Valdinei
Jornalista Lenilson Guedes