Concerto Musical em comemoração aos 81º anos da Banda de Música da Polícia Militar de Rondônia

A Polícia Militar de Rondônia realizou na quarta-feira, 18 de junho de 2025, à noite, no Teatro Estadual Palácio das Artes, na avenida Presidente Dutra, em Porto Velho-RO, um Concerto Musical, gospel e a condecoração da Medalha Mérito Policial Regente Sifontes, para comemorar os 81 anos de criação da Banda de Música da Corporação.

Participaram do evento músicos da Polícia Militar de Rondônia, de Goiás, Santa Catarina, Acre, Bahia, Rio Grande do Norte, Amazona, músicos do Exército, da Aeronáutica, igreja Assembleia de Deus, orquestra em ação (Ji-Paraná).
Esteve representando o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, o chefe da Casa Civil Elias Rezendo. O chefe do Estado Maior-Geral  da PM, Luiz Carlos Garibalde, representou o comandante-geral, coronel Braguin.

  Coronel PM Garibalde e o chefe da Casa Civil Elias Rezende

Além de exaltar aos componentes da Banda de Música da PM, o chefe da Casa  Civil, Elias ERezende,  lembrou um dos mais entusiastas da boa música especialmente da “furiosa, o coronel PM Raulino Ferreira da Silva, que faleceu recentemnte., “minha banda”, dizia o saudoso coronel Raulino. “Mais que músicos são verdadeiros soldados da arte e traduzem cada nota com sentimento de orgulho, respeito e amor pelo estado de Rondonia”, disse Elias Rezende. Já o coronel PM Garibalde, destacou a presença de músicos de outras forças de segurança e parabenizou a performance da Banda de Música que alegra e estusiasma a todos que assitem não só os consertos musicais, mas os hinos e canções por longas oito décadas.

Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Rondônia, a Banda de Música da Polícia Militar  foi  criada por meio do Decreto nº 19 de 13 de setembro de 1944 que alterou as disposições do Decreto nº 1 de 11 de fevereiro de 1944, criando a Guarda Territorial e teve como primeiro comandante, Milton Carvalho de Queiroz, oficial do exército e amante da boa música. Atualmente o regente da Banda é o tenente PM Ferraz.

Seu primeiro mestre foi José Piedade, que passou a regência a Antônio Pires Dantas, ex-policial militar do Amazonas que chegou a Porto Velho atendendo convite do governador Aluízio Pinheiro Ferreira. Antônio Pires Dantas merece menção honrosa na história da musicalidade rondoniense em face da contribuição prestada à organização e ao desenvolvimento da banda de música da corporação militar, bem como pela formação de novos músicos. Ele compôs a partitura de “Céus do Guaporé”, a pedido do Juiz José de Melo e Silva, hino adotado como oficial de Rondônia, em 1981, com o denotativo de “Céus de Rondônia”.banda6

Apelidada como “a furiosa” a Banda foi trilhando a história. Remontada várias vezes, quer pela contenção de gastos, quer pela necessidade de novos integrantes, sendo inclusive extinta da organização da guarda territorial, para depois ser reabsorvida, mas ainda assim, permanecendo viva através da insistência de seus integrantes que faziam e fazem o que sabem fazer: tocam para emocionar.

“A Banda da Música da Polícia Militar é reconhecida por sua excelência musical e por suas belas apresentações que encantam o público. Composta por músicos talentosos, a banda demonstra habilidade e profissionalismo  em cada performance. Seu repertório abrange diversos estilos musicais, desde clássicos até contemporâneos, proporcionando uma experiência musical única”, disse hoje, o governador de Rondônia, coronel PM Marcos Rocha.  Além disso, completou: Ela também desempenha um importante papel na sociedade, participando de eventos cívicos, solenidades militares e ações comunitárias. Seus integrantes são dedicados e comprometidos músicos, ensaiando arduamente para garantir a qualidade de suas apresentações.

Regente da Banda de Música da Polícia Militar, tenente PM Ferraz

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin, a Banda de Música da Polícia Militar é motivo de orgulho para a instituição e para a comunidade, sendo reconhecida como uma das melhores bandas militares do país. Seu talento e profissionalismo contribuem para fortalecer a imagem da Polícia Militar e promover o respeito e a valorização das instituições de segurança pública. É sempre um privilégio assistir às apresentações da Banda de Música da Polícia Militar e apreciar o talento desses músicos dedicados.

Clique aqui para ver as FOTOS da Solenidade

Foto: Cabo PM Tiago José

Texto: Lenilson Guedes

🚨 Clique para acionar o 190