O Poder Judiciário do Estado de Rondônia, por meio da 2ª Vara Criminal de Ji-Paraná e do Núcleo Psicossocial, realizou na última terça-feira (19) o Fórum Fortalecer para Proteger, encontro que reuniu autoridades, instituições e a sociedade civil no Tribunal do Júri do Fórum Sérgio Alberto Nogueira. O evento teve como objetivo fortalecer a interlocução entre os agentes da Rede de Proteção à Mulher vítima de violência doméstica e familiar na comarca de Ji-Paraná.
Durante o fórum, mulheres atendidas pela rede de enfrentamento emocionaram o público ao participarem de uma performance simbólica: frases ditas por agressores foram lidas em voz alta e, em seguida, rasgadas, representando o rompimento do ciclo de silenciamento e a busca por independência e dignidade.
O momento de maior destaque foi a assinatura da Portaria Conjunta entre a 2ª Vara Criminal, a Secretaria de Assistência Social e a Polícia Militar de Rondônia, representada pelo 2º Batalhão de Polícia Militar. Esse marco representa um avanço significativo na atuação integrada dos órgãos públicos, garantindo maior efetividade na aplicação da Lei Maria da Penha e no atendimento às vítimas.

O Comandante do 2º BPM, tenente-coronel Edvaldo de Araújo Elias, esteve presente juntamente com a Patrulha Maria da Penha da unidade, reforçando o empenho da corporação no combate à violência doméstica. A presença da Polícia Militar no evento simboliza não apenas a proteção imediata das vítimas, mas também o compromisso institucional com políticas de prevenção, conscientização e apoio social.
Com iniciativas como essa, a PMRO reafirma seu papel essencial na defesa da vida e na preservação da ordem pública, fortalecendo a confiança da população no enfrentamento a um dos crimes que mais afetam a estrutura familiar e social.
Texto: Seção de Comunicação Social – P5 do 2º BPM | 2º sargento PM Soares