Na noite de ontem, dia 21, aconteceu uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Cerejeiras (ACIC), presidida por André Mendes. O principal tema em pauta foi a segurança pública em Rondônia. O evento contou com a presença do coronel PM Regis Braguin, Comandante-geral da Polícia Militar, e sua equipe. Braguin, além de ressaltar as recentes prisões e ações realizadas pela Polícia Militar para garantir a segurança da população, ouviu relatos dos empresários sobre atuação das forças de segurança.
O Coronel apresentou um resumo sobre o funcionamento da burocracia penal e a dinâmica da segurança pública, enfatizando a relação entre as leis que regem o sistema e o trabalho cotidiano dos policiais. Ele anunciou um aumento nas operações de saturação e manifestou a intenção de trazer o BPTAR (Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação ao Crime Organizado) para atuar na região de Cerejeiras e áreas de fronteira, visando um combate mais efetivo ao crime organizado.
Durante a reunião, os comerciantes expressaram seu temor de que Cerejeiras se tornasse uma cidade dominada por milícias e facções, ressaltando a gravidade da situação. O presidente da ACIC pediu uma ação mais efetiva na área de segurança pública e fez várias solicitações a serem encaminhadas ao Executivo estadual, além de parlamentares estaduais e federais.
O presidente sugeriu a realização de reuniões individuais com todos os deputados federais, estaduais e senadores, com o intuito de discutir a segurança pública e apresentar demandas como mais recursos para fortalecer as polícias Militar e Civil, além de legislações que efetivamente protejam a cidadania, abrangendo tanto empresários quanto a população.
Os empresários também solicitaram uma maior atuação do Ministério Público e um estreitamento de laços com os comerciantes no combate ao crime organizado, alertando que, sem medidas preventivas, os problemas poderiam se agravar. A reunião também propôs discutir sugestões para aprimorar esse aspecto fundamental da justiça local, além de promover uma maior participação da OAB, ACIC, Sindicato Rural e outras entidades.
Os representantes comerciais sugeriram uma reunião com a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores para abordar outros assuntos relacionados à segurança pública. Os encaminhamentos discutidos na reunião serão levados ao parlamento estadual, à Câmara dos Deputados e ao Senado, com o objetivo de garantir melhorias no sistema de segurança pública do Estado.