O fato aconteceu no final da tarde de terça-feira 16, na rua Oliveira no bairro Novo Horizonte, primeiro distrito de Ji-Paraná. Após denúncias através da central de Operações (190), informando que em uma residência situada no referido endereço havia pessoas fabricando dinheiro falso, a polícia militar intensificou o patrulhamento no local.
Ao parar a viatura os policiais visualizaram cerca de seis pessoas na varanda e que uma delas entregou uma sacola plástica contendo maço de dinheiros para uma mulher que havia acabado chegar ao local. A suspeita estava na garupa de uma motocicleta e carregava uma caixa de cor amarela semelhante à dos correios.
No momento da abordagem algumas pessoas que estavam no local tentaram fugir, mas foram contidas. Na residência os policiais localizaram mais de R$ 30 mil reais em cédulas falsas, embaladas e espalhadas pela casa.
Também foi encontrado 03 frascos de produto Termolina Leitosa que era utilizado para preparar as notas falsas. Durante a prisão das pessoas envolvidas, um dos suspeitos relatou que a ação criminosa era coordenada à mando de um apenado que encontra-se recolhido na cela 21 do Pavilhão B, do Presídio Agenor Martins de Carvalho, em Ji-Paraná.
No local foram aprendidos dois menores que ajudavam na confecção das notas falsas. Diante da situação os envolvidos foram presos e os menores apreendidos e apresentados juntamente com os objetos ilícitos para a autoridade competente.