Na manhã desta sexta-feira, às 8horas, no auditório do 1° Batalhão, foi realizada a apresentação um evento designado Café da Manhã com os Comerciantes. O objetivo maior do evento, que inaugura uma série de prestação de contas do Batalhão Rondon à sociedade, é mais uma ferramenta de proximidade da Policia Militar com os comerciantes locais da área central da cidade, estreitando laços com a classe empresarial, ouvindo demandas e mostrando resultados na redução da criminalidade na área de atuação do Batalhão.
Durante o evento, foi apresentado um histórico da Polícia Militar, criada em 1975, e do 1º BPM, que iniciou sua primeira companhia em 1977. Também foi explicada a estrutura organizacional da corporação, com destaque para o CRP I, responsável pelo comando do 1º, 5º, 6º e 9º BPMs. 
O comandante do 1º BPM tenente-coronel PM Alex Miranda, destacou o excelente índice de produtividade e a significativa redução da mancha criminal na região. Ele também apresentou a Operação ORDO, que será lançada nos próximos 30 dias em parceria com órgãos municipais e estaduais, voltada ao enfrentamento de problemas sociais, como a presença de usuários de drogas e moradores em situação de rua.
A presidente da CDL, Joana, ressaltou a importância do videomonitoramento público, da ciclopatrulha e do patrulhamento comercial, além de agradecer à PM pela abertura ao diálogo com os empresários. Ela também manifestou preocupação com o grande evento anual da entidade, o Domingão da CDL, reforçando a necessidade de apoio na segurança.
O comerciante Jeferson Silva, proprietário das Lojas Milla, elogiou a presença constante da Polícia Militar, afirmando que o patrulhamento tem contribuído para o desenvolvimento econômico da cidade. “A sensação de segurança nos dá confiança para investir e abrir novos empreendimentos”, destacou.
Já Admilson, representante da Santa Rica Decorações, relatou que, em 12 anos de atividade, nunca sofreu assalto, mas enfrenta prejuízos com danos causados por usuários de drogas. Segundo ele, a situação reflete um problema social que precisa ser enfrentado com integração entre segurança pública e saúde.
Ao encerrar o encontro, o tenente-coronel comandante do 1º BPM agradeceu o apoio e a parceria dos comerciantes. “O trabalho conjunto entre Polícia Militar e sociedade é fundamental para mantermos índices positivos e garantirmos mais segurança para todos”, afirmou.

Imagens e texto: P5 do 1° BPM
Fonte: Polícia Militar