Polícia Militar apresenta resultados da parceria e de atendimentos realizados no enfrentamento ao COVID -19

WhatsApp Image 2020-09-23 at 23.05.10 1

WhatsApp Image 2020-09-23 at 23.05.10 1

 

Desde o início da pandemia, a Polícia Militar de Rondônia – PMRO, por meio de sua Coordenadoria de Saúde, buscou meios para assistir os seus integrantes e minimizar os danos causados pela COVID-19. Foi realizada uma parceria entre PMRO e SESAU, sendo que na PMRO os serviços correspondentes estão sendo executados pela Coordenadoria de Saúde por meio da DISS, na Capital, e Formações Sanitárias, no interior, com o apoio de todas as unidades por meio de seus representantes notificadores.

No período de maio a setembro foram realizadas 1.446 notificações em todo Estado, 946 consultas médicas foram agendadas somente na capital, deste quantitativo, 646 foram realizadas por Oficiais de Saúde Médicos. Também foram agendados 649 exames RT-PCR para detecção do vírus Sars Cov e 2. 205 testes rápidos realizados na Capital.

Para realizar uma melhor assistência aos profissionais de segurança pública, fora implantado uma central com funcionamento ininterrupto, inclusive nos feriados, a qual disponibiliza aos profissionais da segurança pública o agendamento a serviços relativos à notificação, consulta, coleta de exames, encaminhamento e resultado de exames, otimizando assim as vagas e o acesso aos serviços do ambulatório COVID-19 na Policlínica Oswaldo Cruz, na capital, o qual foi criado para servidores da saúde e segurança pública, pelo Governo do estado de Rondônia.

WhatsApp Image 2020-09-23 at 23.05.11A grande maioria dos casos confirmados receberam acompanhamento/acolhimento psicossocial, cerca de 60% das pessoas consultadas realizaram exames bioquímicos (protocolo de avaliação de risco de agravamento). Em alguns casos, foi necessária a realização de exames de maior complexidade, entrega de medicamento de alguns medicamentos e acompanhamento domiciliar (SAMD).

Cabe destacar o reduzido efetivo e meios empregados e o enorme resultado alcançado. Oficiais de saúde, praças com formação em saúde e profissionais do Projeto Voluntariar são pilares neste processo. A Coordenadoria de Saúde exalta seus colaboradores, os profissionais da SESAU, policiais notificadores, o apoio da ASTIR e todos os envolvidos nesta força tarefa em prol do capital humano, bem mais valioso, que compõe a instituição.

WhatsApp Image 2020-09-23 at 23.05.09

 

Fonte: Cap PM Marcia Nascimento – Psicóloga

 
 
 
 
🚨 Clique para acionar o 190