A atuação precisa e visando o estabelecimento da ordem foi o resultado da ação rápida da Policia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) após colocar fim à “farra” promovida por integrantes de uma facção criminosa que chegou, inclusive, gravar um vídeo que viralizou nas redes sociais. O fato ocorreu no residencial Orgulho do Madeira, zona Leste de Porto Velho e, de imediato, a Polícia Militar agiu e conseguiu deter 3 integrantes da facção e, ainda, apreender uma arma de fogo.
Os três detidos pela Polícia Militar disseram que participaram do vídeo que aparece integrantes da facção festejando e tentando intimidar outra possível facção rival. Segundo narrado no Boletim de Ocorrência, após informações do Ciop, cinco guarnições se deslocaram até o Condomínio Orgulho do Madeira, pois estaria ocorrendo vários disparos de arma de fogo por pessoas membros de facção, sendo que até vídeos via redes sociais foram feitos.
Chagando ao local, as guarnições fizeram buscas em vários blocos e quadras do residencial Orgulho do Madeira, quando foram avistadas três pessoas em atitude suspeita. Ao perceberam a aproximação da viatura os indivíduos empreenderam fuga, sendo que foi avistado quando um dos elementos jogou um objeto estranho. Os três foram detidos e, em seguida, os policiais encontraram a arma de fogo jogada durante a fuga com as iniciais da facção criminosa. Foi constatado que dos três detidos pelos policiais, um seria menor de idade e teria assumido ser o dono da arma aprendida.
Um dos integrantes detidos confessou que o vídeo foi feito para comemorar um ataque que fizeram a uma outra facção rival, alegando que seria no residencial Morar Melhor. Diante dos fatos, os três foram levados para a Central de Flagrantes por porte ilegal de arma de fogo.
O Orgulho do Madeira tem sido constantemente algo de ações desencadeadas pela Polícia Militar de Rondônia, com abordagens e medidas que visam combater a criminalidade e garantir a ordem e seguranças aos moradores daquela localidade.