A conscientização quanto à importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente é o ponto alto da Campanha Adote o Futuro, alusivo à semana comemorativa ao Dia da Árvore desenvolvida pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) e conta com total engajamento da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), com ações realizadas pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). As ações serão realizadas entre os dias 21 a 25 de setembro, com apoio do Tribunal de Justiça de Rondônia, por meio do Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade (Nages).
A Campanha Adote o Futuro terá atividade de extensão da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Ambiental e, dentre as finalidades, destaque para o incentivo de plantio de árvores, por meio da adoção de mudas distribuídas pelo BPA, de forma a auxiliar no processo de recomposição do meio ambiente. A campanha é voltada ao público em geral, em especial às crianças, que representam as futuras gerações e que podem, desde a infância, contribuir para um ambiente equilibrado e que possibilite um futuro sadio.
O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro. A criação da data surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos.
Apesar de o Brasil ter compromissos internacionais para a redução do desmatamento e das queimadas, o que tem sido visto nos últimos anos é justamente o aumento dessas práticas. Dados de monitoramento por satélite divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que a taxa de desmatamento na Amazônia aumentou 34% nos últimos 12 meses, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso significa que, entre agosto de 2019 a julho de 2020, mais de 9,2 mil quilômetros quadrados (km2) de floresta foram derrubados, o que equivale a seis vezes o tamanho da cidade de São Paulo.
ESPÉCIES DIFERENTES
Visando contribuir com a preservação da floresta e com um futuro saudável para as próximas gerações, a campanha marcará a entrega de 300 mudas de onze espécies diferentes. As mudas podem ser retiradas entre os dias 21 e 25 de setembro, no sistema drive thru, na sede da Emeron, localizada na rua Tabajara, 834 – Olaria. Em razão das políticas de distanciamento social, a retirada será feita mediante agendamento prévio, para evitar aglomerações.
Os adotantes receberão uma “certidão de nascimento” das espécies adotadas, registrando o compromisso da adoção. O agendamento da retirada pode ser feito no site da campanha, que também apresenta informações sobre a importância das árvores para o equilíbrio do meio ambiente, descrição das espécies que serão doadas e também vídeos explicativos sobre o plantio e a política de sustentabilidade do TJRO.