Visando garantir a saúde do policial militar, bem como evitar a proliferação do coronavírus dentro da Corporação, a Polícia Militar de Rondônia (PMRO) conta com um local de atendimento exclusivo para seus integrantes, instalado na área externa da policlínica Oswaldo Cruz, em Porto Velho. Trata-se de uma estrutura data center instalado em um contêiner de aço ocupado por profissionais de saúde da PMRO no atendimento direto aos policiais militares.
O acordo de cooperação celebrado entre a PMRO e a empresa MDC Indústria de Conteineres Inteligentes Ltda foi oficializado no início da semana, durante reunião entre o comandante geral da PMRO, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida e o representante da empresa, Andre Luiz Santos de Souza.
O contêiner, também chamado de Unidade Móvel de Triagem, vai garantir a agilidade e segurança na triagem da Covid-19 aos policiais militares.
Vale destacar que o acordo de cooperação não envolve a transferência de recursos financeiros entre as partes, tampouco, acarreta qualquer favorecimento em qualquer relação prévia ou posterior ao contrato. Também é lembrado que o acordo prevê que não haverá repasse financeiro por parte do Estado de Rondônia por intermédio da Polícia Militar, motivo pelo qual dispensa-se a análise do procedimento administrativo pela Procuradoria Geral do Estado.
A estrutura da unidade foi construída para suportar condições climáticas extremas e projetada para operar por longos períodos no evento de falhas/instabilidades elétricas.
O comandante destaca que todos os integrantes da polícia militar passa a ter um local de atendimento exclusivo. No começo da pandemia do coronavírus não havia uma forma de atendimento exclusiva para os profissionais da área de segurança pública, ou seja, todos eram atendidos nos postos de saúde.
Dessa forma, completa do comandante, o contêiner instalado ao lado da policlínica Oswaldo Cruz visa atender policiais militares. Por esse motivo, foi assinado o contrato para deixar regulamentado esse atendimento no contêiner que vai permanecer por 90 dias prorrogáveis por mais 90 se houver necessidade.
Conforme destacou o representante, a infraestrutura móvel de triagem, permite atingir de forma rápida e segura os casos suspeitos de Covid-19. A unidade também foi projetada para proteger os profissionais de saúde de possível contaminação, durante o processo de triagem.
JORNALISTA PAULO RICARDO