A pandemia relacionada ao novo coronavírus (Covid-19) tem movimentado órgãos e entidades estaduais e municipais para o combate à propagação da doença. Além das ocorrências no combate à criminalidade a Polícia Militar de Rondônia e em toda área do 2º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Ji-Paraná, não tem medido esforços para atender as diversas solicitações da população relacionadas ao não cumprimento dos decretos estabelecidos.
Entre todas as recomendações às pessoas e ao comércio de um modo geral, a ordem é para que a população evite aglomerações. Entretanto são muitas as pessoas que não têm assumido a responsabilidade sobre a seriedade da doença e deixam de seguir às orientações para o bem da saúde pública.
São inúmeras as denúncias a respeito de festas, reuniões, aglomerações em desconformidade com os decretos estadual e municipal. A polícia militar tem realizado juntamente com a Vigilância Sanitária intensas fiscalizações referentes à COVID-19.
Diversos estabelecimentos comerciais, espaços públicos e residências têm sido fiscalizados e várias pessoas autuadas. É importante que cada um faça a sua parte a fim de evitar a proliferação da doença, respeitando as orientações do poder público, mantendo o distanciamento social e fazendo uso de máscara para a proteção individual.