O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, delegado de Polícia Civil, Antonio Carlos dos Reis, juntamente com o Secretário adjunto, coronel PM César Adilson, esteve presente na reunião. Avaliou como positiva e defendeu a integração entre os organismos de Segurança do Estado, pela manutenção da ordem e que as diretrizes emanadas da Secretaria e do Comando Geral da PM sejam seguidas para que o trabalho em equipe obtenha o êxito desejado não só pelos gestores, mas pela sociedade rondoniense.
Para o Secretário adjunto, coronel PM Adilson, “a iniciativa da reunião é salutar e sempre se busca agregar conhecimentos, ações e programar novas ideias com um único propósito de melhorar a Segurança Pública”.
Já o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Ênedy, defendeu uma maior aproximação com a sociedade, explicando que um dos eixos de seu Comando é massificar os canais de comunicação da PM com a população, especialmente com as novas tecnologias; redes sociais, Whatsapp, Twiter, e-mails, facebook, entre outros. “Vamos divulgar mais o nosso trabalho junto à sociedade”. Defendeu a realização de palestras, sobre segurança pública em escolas, faculdades, igrejas, empresas, associações e clubes de serviço, em um programa que será denominado “PMRO em Ação”.
Sobre o Pacto pela Cidadania, o comandante observou que é um programa que avalia não só os organismos de segurança, mas os demais segmentos que atendem diretamente a sociedade. Ele abordou o projeto que está em desenvolvimento pela Sesdec e que consiste num conjunto de programas que serão desenvolvidos para fortalecer as ações de Segurança Pública no Estado de Rondônia. Determinou empenho de todos no sentido de orientar aos policiais militares quanto ao atendimento a comunidade, para que seja dentro do que determinam as Leis e os treinamentos, as táticas e técnicas aprendidas durante os cursos realizados.
Avaliação de produtividade
Cada expositor apresentou os índices de produtividade de sua área de responsabilidade. O Gorregedor Geral, coronel PM Gonçalves, os coordenadores regionais de Policiamento I, II e III, comandante do BPA, chefes do Centro de Comunicação Social, chefe do Centro de Informática, Diretor de Pessoal, Diretor de Orçamento e Finanças, Coordenador de Planejamento Operacional. Tendo ainda a participação dos comandantes do 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º e 8º Batalhões, Companhia de Trânsito, Companhia de Guarda, COE, diretoria de Saúde, Colégio Tiradentes e Centro de Inteligência. Na avaliação do comandante geral os números apresentados superaram positivamente as metas determinadas.

*
Jornalista Lenilson Guedes
Fotos – Sargento PM Sergio