Uma festa inesquecível marcou a cerimônia de certificação de conclusão do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, realizada ontem, dia 9, em Porto Velho. O evento contou com a presença do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, que enfatizou a importância do programa no combate ao uso de drogas.

O governador destacou a dedicação da primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luana Rocha. “Ela tem sido incansável no apoio aos projetos sociais da nossa corporação e na construção de uma sociedade mais justa e segura”, afirmou.
Durante o evento, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin, elogiou o compromisso do governador: coronel Marcos Rocha que não mede esforços para fortalecer a Polícia Militar e apoiar projetos como este, que moldam o futuro das nossas crianças.
Aos formandos e às famílias presentes, o comandante-geral deixou uma mensagem bíblica que traduz bem o sentido desta missão: “Como flechas na mão do guerreiro são os filhos nascidos na juventude.” Ele desejou que essas flechas sejam bem direcionadas, firmes em seus valores, e que alcancem grandes distâncias em suas vidas.
O PROERD foi iniciado em 1983 na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, chegando ao Brasil em 1992, na cidade do Rio de Janeiro. Em Rondônia, as atividades começaram em 2000. Atualmente, o programa abrange alunos do ensino fundamental I e II (PROERD Infantil), 5º e 7º anos com o currículo “Caindo na REAL”, além do PROERD Pais para o público adulto e um novo currículo para o Ensino Médio.
No estado de Rondônia, mais de 300 mil alunos já foram atendidos, optando por se manter longe das drogas. Hoje, celebramos a formação de mais 800 alunos.
O PROERD em Rondônia é uma iniciativa do Governo do Estado que, por meio da Polícia Militar, vem desenvolvendo suas ações ininterruptamente há 25 anos. O programa conta com o apoio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social – SEAS e da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC.
Essas instituições têm colaborado com a aquisição de materiais didáticos, livros para as aulas, certificados e camisetas para as solenidades de formatura. Além disso, contribuem para a formação de novos instrutores nos diversos currículos do programa tanto dentro quanto fora do estado.
Texto: Dcoms PMRO
Fotos: Cabo PM Edixon