José Ivaldo Neves Cavalcanti, nascido em Jupí, Pernambuco, iniciou sua vida militar em 1982, no Exército Brasileiro. Serviu por dois anos no pelotão de operações especiais e se destacou como atleta do 4º Exército, hoje Comando Militar do Nordeste. Depois, trabalhou na iniciativa privada em São Paulo, como líder de segurança.
Em 1989, ingressou na Polícia Militar de Rondônia. Também serviu na Polícia Militar do Mato Grosso, no 1º Batalhão do Porto, em Cuiabá. De volta à PMRO, iniciou sua trajetória no antigo CFAP, hoje Centro de Ensino, ajudando a formar gerações de praças e oficiais. Ao longo da carreira, atuou como comandante de pelotões, armeiro, instrutor de tiro, instrutor de ordem unida, guarda-bandeira, membro de conselho de justiça, chefe da P4 e comandante do policiamento da Capital. Foi escolhido paraninfo de quatro turmas, sempre transmitindo técnica, disciplina e valores.
Incansável diante de desafios, representou a Polícia Militar e o Estado de Rondônia em mais de trezentas corridas de rua pelo Brasil. Serviu na Força Nacional por mais de sete anos, participou do 4º Jogos da Força Nacional, foi campeão do SUPERTAF e atleta destaque. Realizou mais de cem missões em diversos estados, levando o nome de Rondônia com honra e profissionalismo.
Recebeu várias medalhas, moções de aplauso e acumula mais de cinquenta elogios na ficha profissional. Reconhecido pela postura séria, ética e pelo cuidado em cada missão — seja na instrução de tiro, no zelo com o armamento, nos cursos ou no apoio à operação — sempre fez o certo, mesmo quando ninguém estava olhando.
Hoje, ao ingressar na Reserva Remunerada, encerra sua jornada na ativa, deixando um legado sólido de disciplina, profissionalismo e compromisso. Seu exemplo permanece para os que ficam.

O Centro de Ensino agradece sua dedicação, quase quatro décadas de serviço, sua influência sobre cada praça e oficial que passou por suas mãos e a forma como transformou a missão policial militar em propósito de vida. Sua presença marcou gerações e seu trabalho continuará refletindo na tropa por muitos anos.