A atividade Policial Militar possui características de apresentar riscos e danos à saúde. Os profissionais são submetidos às limitações humanas, sofrendo sobrecarga de trabalho e contradições de valores implicados pela sociedade, assim desenvolvendo seu papel na comunidade, pois o policial deve cuidar e proteger, mas não tem quem o cuide e o proteja de forma holística.
O Programa de Saúde Preventiva, da Diretoria de Saúde da PMRO, é um mister profissional apto a desenvolver funções e atitudes efetivas e de impacto na atenção à saúde dos Policiais e Bombeiros Militares, podendo atuar em diversos campos, e principalmente na assistência e orientação à saúde. Neste sentido, urge a necessidade em oferecer serviços para a prevenção.
Nesse intuito, a Diretoria de Saúde estará realizando o 1º Ciclo de Palestras em Saúde do Trabalhador e Saúde Mental no período de 02 a 04 de agosto de 2016, que visa refletir sobre a importância de ampliar o campo de saúde do trabalhador e saúde mental na corporação, e ensinar que acidentes e doenças relacionadas ao trabalho são previsíveis, portanto, evitáveis, e que a adoção de novas medidas e comportamentos nos processos de trabalho contribuem para modificar o perfil de saúde-doença e sofrimento.
Embutidos nessa perspectiva, encontram-se os objetivos

gerais e específicos: oferecer palestras de educação em saúde aos Militares e convidados, prevenindo problemas ocupacionais e transtornos mentais; oferecer palestras nas unidades da capital ao grupo em destaque sobre qualidade de vida e como controlar/evitar transtornos mentais; identificar os principais aspectos e causas que podem levar ao adoecimento; indentificar comportamentos que contribuem para o transtorno ocupacional; realizar educação em saúde ocupacional e mental de forma a atuar como medida preventiva e assistencial nas unidades em que se fizer presente; abordar fatores predisponentes ao acometimento do transtorno mental; distribuir material educativo e orientações em saúde do trabalhador; incentivar a família e a comunidade dos militares sobre o autocuidado.
O trabalho possui uma abordagem qualitativa, quantitativa e investigativa de cunho preventivo onde atuarão várias especialidades como: Enfermagem, Fisioterapia, Assistência Social, Medicina, Psicologia, Bioquímica, Terapia Ocupacional e Educação Física. As atividades irão se desenvolver em forma de ciclo de palestras dentro dos quartéis da capital com o auxílio de autoridades e entidades de cunho filantrópico com o objetivo de alcançar a motivação dos militares para a mudança de comportamentos e hábitos visando a sua própria saúde e de seus comunicantes através da conscientização, educação e prevenção.
A proposta a ser empregada realizar-se-á no período matutino, a partir das 8h:30min, nos dias 02/08/2016, 03/08/2016 e 04/08/2016. Contamos com a participação e colaboração de todos, no sentido de prestigiar a ação em saúde tão almejada pela tropa.
FONTE Secretaria de Saúde da PMRO
JORNALISTA Paula Casagrande