BPA, FUNAI e ICMBio identificam exploração ilegal de madeira no interior da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

No dia 23 de junho de 2025 foi realizada uma operação conjunta entre o Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Rondônia (BPA), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) resultou na identificação de extração ilegal de madeira dentro da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, no município de Campo Novo de Rondônia.

A ação ocorreu após denúncias de invasões na área indígena para caça e retirada de madeira. As equipes se deslocaram até a Linha Grotão, Km 20, onde foi constatado que a cerca da propriedade rural vizinha à Terra Indígena encontrava-se danificada e frouxa, facilitando o livre acesso de pessoas ao interior do território protegido.

Durante a incursão a pé no interior da Terra Indígena, foram localizadas duas áreas com exploração ilegal de madeira, sendo beneficiada em tábuas e vigas, e uma árvore sendo desdobrada em estacas.

Policiais ambientais realizando a medição da madeira beneficiada em tábuas

Foram medidos mais de 26 m³ de madeira explorada ilegalmente. Parte desse material já estava armazenada no pasto da propriedade rural vizinha, sendo utilizada na construção de cercas, evidenciando o uso do produto extraído da Terra Indígena. Na área explorada também foram encontrados equipamentos utilizados para o beneficiamento da madeira, como uma talha de elevação industrial.

O responsável pela propriedade confirmou que não possuía qualquer tipo de autorização para retirada de madeira do interior da Terra Indígena. Diante dos fatos, foram lavradas as medidas administrativas e criminais cabíveis, com apreensão do material e lavratura do comunicado de ocorrência.

A FUNAI inutilizou a madeira localizada na área indígena, com o objetivo de evitar sua destinação irregular e garantir a integridade do território protegido.

 

🚨 Clique para acionar o 190