A Operação Aruanã, operação de desocupação e fiscalização ambiental, iniciou sua primeira fase no dia 24 de novembro, estendendo-se até o dia 30. Essa primeira fase correspondeu ao período em que utilizamos todos os barracos localizados no interior da Estação Ecológica de Samuel; mais de 100 barracos foram inutilizados.
Esse primeiro ciclo de ações contou com o apoio dos Batalhões especializados: o Batalhão de Fronteira, o Batalhão de Choque, o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, além da presença do 5º Batalhão e do Batalhão Ambiental.
Essa operação na Estação Ecológica de Samuel é uma ação integrada com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental com participação do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e da Polícia Militar. Esses foram os órgãos presentes na primeira fase, encerrada no dia 30 de novembro.
Iniciamos a segunda fase com incursões no interior da unidade de conservação, onde localizamos barracos ainda existentes no interior da reserva, já abandonados. Encontramos madeiras esplanadas e realizamos fiscalização em toda a área da unidade. Contamos com o apoio do Batalhão de Fronteira nessas frentes de incursão, onde encontramos muitas árvores caídas, sendo necessário improvisar pontes para avançar.
Esteve no local o Comandante-Geral da PM, coronel PM Régis Braguin. que visitou a operação. Ele elogiou o planejamento, a execução e a condução de toda a ação.
A operação segue para sua parte final. No dia 10 de dezembro encerra-se a segunda fase, e partiremos para a terceira fase, que é a fase de rescaldo. A operação tem sido um verdadeiro marco na defesa ambiental do Estado. O Estado de Rondônia está de parabéns. Agradecemos o apoio do governador do Estado, coronel Marcos Rocha; agradecemos o apoio do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Braguin; agradecemos o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental; agradecemos o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, que enviou dois oficiais de justiça para participar dessa grande operação; e agradecemos o Ministério Público, na pessoa da promotora Valéria do Nascimento, que também esteve presente.
Mais uma vez, o Estado de Rondônia está de parabéns, desocupando uma unidade de conservação integral, preservando nossas florestas e fazendo-se presente onde quer que seja. O Estado mais uma vez dá exemplo de responsabilidade, contribuindo para a preservação da natureza e restabelecendo a ordem, desocupando todos os invasores que estavam cometendo vários crimes, desde desmatamento e queimadas até homicídios ocorridos dentro da área invadida.
A operação está se encaminhando para o final da segunda fase.